sábado, 12 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO NUTRIÇÃO CÃES E GATOS

Nos últimos anos, as relações entre seres humanos e animais de companhia estreitaram-se consideravelmente. A vida agitada nas grandes cidades, o estresse do cotidiano e a habitação de espaços cada vez menores levaram a uma maior aproximação do homem aos seus animais, estabelecendo-se uma estreita relação de afetividade. Esses laços têm permitido uma melhor superação de situações adversas e qualidade de vida aos seres humanos. Além disso, em alguns casos específicos, como doenças crônicas e terminais, cães e gatos têm sido importantes pela participação em programas de zooterapia, auxiliando na recuperação psicológica de pacientes. Dessa forma, desempenham hoje um papel social importante.
 Esse cenário é facilmente comprovado pelo crescimento no número de animais de estimação alcançado recentemente. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos Pet (2007), calcula-se que existam atualmente no Brasil cerca de 31 milhões de cães e 15 milhões de gatos, sendo o segundo país do mundo em número de animais de companhia.
Essa maior proximidade gera uma preocupação em proporcionar-lhes boa saúde e melhor qualidade de vida, aumentando a longevidade e o bem-estar, e a alimentação é um fator primordial nesse processo. Oferecer nutrição adequada aos cães e gatos pode funcionar como uma importante medida de saúde preventiva, evitando a ocorrência de distúrbios secundários, tais como obesidade, patologias ósseas, dentre outras.
Concomitantemente ao aumento no número de animais de companhia e ao estreitamento de sua relação com os proprietários, houve um grande avanço no campo da nutrição e alimentação destes. O maior conhecimento a respeito de suas necessidades nutricionais possibilitou o crescimento do mercado de alimentos comerciais observado nos últimos anos. Segundo dados da ANFAL-PET, em 2007, a indústria brasileira do setor produziu 1,8 milhões de toneladas de alimentos para cães e gatos. A Região Sudeste é a maior responsável por este resultado, respondendo por 52,64% do mercado, seguida pela Sul (40,42%), Centro-Oeste (4,45%), Nordeste (1,94%) e Norte (0,55%). O balanço mostrou aumento de 4,26% em relação a 2006, o que representa um faturamento em torno de US$ 3,07 bilhões. Esses números levam o Brasil à colocação de segundo maior mercado do mundo em volume de produção, com uma geração de cerca de 12.000 empregos diretos.
Os produtos gerados estão segmentados em quatro categorias principais:
- a econômica ou básica, que representa 65% do mercado e absorve todo o crescimento do setor;
- a Standard, que representa 23% do mercado;
- a Premium – 8% do mercado;
- a Super Premium (4%).
Isto gera aos proprietários a disponibilização de uma grande variedade de produtos em supermercados, clínicas veterinárias e pet shops. Diante dessa diversidade, as pessoas procuram os médicos veterinários para orientá-las a respeito de qual a melhor alimentação a oferecer aos seus animais. Além disso, proprietários que preferem cozinhar não sabem ao certo que ingredientes podem ou não usar na composição da dieta de seu cão ou gato e, perguntas sobre o que e quanto utilizar, têm se tornado freqüentes nos consultórios.  
Além disso, o crescimento alcançado pelo setor da indústria de alimentos comerciais gerou nos últimos anos espaço para atuação de profissionais da medicina veterinária, zootecnia e agronomia, com o objetivo de garantir o controle da qualidade das matérias-primas utilizadas, possibilitar a elaboração de formulações adequadas e que atendam às exigências dos cães e gatos, realizar assessoria técnica em clínicas veterinárias e junto a canais de comercialização, entre outros.
Tendo em vista essa nova situação é primordial que o profissional que trabalha com a saúde de animais de estimação domine conceitos e os princípios básicos da nutrição de seus pacientes, não apenas como suporte para o tratamento de patologias, mas também como medida preventiva, já que a nutrição adequada pode retardar ou evitar o aparecimento de patologias. Adicionalmente, para os profissionais que trabalharão em indústrias, é fundamental obter informação a respeito de formulação e processamento desses alimentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário