terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VIAJANDO COM SEU GATO

s gatos podem ser bons viajantes, desde que sejam acostumados a isso desde filhotes.
Para que a viajem seja agradável, é necessário tomar certas precauções:
- Leve o seu gato ao veterinário para verificar se ele está bem de saúde.
- Peça ao seu Veterinário um certificado de que seu animal está bem de saúde e com as vacinas em dia, além de uma Guia de Transporte Animal (GTA), caso precise durante a viagem.
-Compre uma caixa de transporte forte, segura, arejada e confortável.

Se vai viajar de carro

Acostume antes seu gato com o carro. Faça pequenas viagens com ele, antes de tentar uma grande.
Nunca deixe seu gato solto dentro do carro. Solto ele poderá causar sérios acidentes por atrapalhar você na direção, ou mesmo pular pela janela.
Se a viagem de carro durar menos de 8 h, você não necessita levar uma bandeja sanitária. Caso contrário, uma boa opção, é levar uma caixa de papelão com tampa. Sempre que parar deixe o gato usá-la.
O gato pode ficar o dia todo sem alimento sólido, desde que beba água.
Quando fizer paradas, use uma coleira para que ele se exercite um pouco. Nunca o deixe solto, ele pode fugir.
Verifique antes se o hotel aceita gatos.
Se por alguma razão tiver que deixar o gato dentro do carro estacionado, tenha certeza que está numa vaga com sombra, feche bem portas e janelas. Volte logo. Muitos animais e crianças morrem sufocados dentro de carros quentes e fechados.

Se vai viajar de trens ou avião

Cheque com as companhias e ferrovias antes de fazer reservas, os regulamentos quanto o trânsito de animais.
Na Varig, dentro da cabine de passageiros só pode viajar um animal e ele deve estar numa caixa de, no máximo, 41 cm de altura, por 36 cm de largura e 33cm de comprimento. Os demais vão no porão.
Na TAM, é preciso fazer a reserva com no mínimo 72 horas de antecedência e a caixa de transporte precisa ter ventilação, sendo grande o suficiente para que o animal possa dar uma volta em torno de si mesmo. Também precisa ser sedado.
De uma forma geral, as companhias aéreas exigem que o animal viaje dentro de compartimentos de bagagens pressurizados, na sua caixa de transporte; certificado de saúde e atestado de vacinação.

Vôos diretos são preferíveis. Você não corre o risco de seu animal se extraviar em alguma escala. Se isso não for possível, escolha um em que não tenha que mudar de avião.
Faça seguro de vôo para o seu gato, assim ele será tratado como um animal valioso pelo pessoal do aeroporto e entregue a você com mais cuidado e rapidez.
O uso de tranqüilizantes e a dose só deve ser feito pelo veterinário. Não tente medicar seu gato sozinho.

Se a viajem for para o exterior, é preciso ir no setor do Ministério da Agricultura no Aeroporto Internacional e obter o certificado Zôo-sanitário Internacional, tendo em mãos um atestado de saúde fornecido por um médico veterinário, com prazo de validade de 3 dias.
A Carteira de Vacinação precisa estar em dia.
Ligue para o Consulado do país de destino e se informe se existem restrições locais, como quarentena.

http://www.becodosgatos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário