terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Gato idoso

Os gatos, infelizmente para seus donos, não têm sete vidas, mas a vida que têm normalmente é longa. Muitos vivem entre 14 a 17 anos; alguns foram citados viver 30 anos.
A vida longa do gato depende dos cuidados e alimentação que receber, assim como a parte hereditária herdada de seus pais.

Entre os fatores que atualmente contribuem para a vida mais longa do gato estão:
*Melhoria no diagnóstico de doenças
*Tratamento médico qualificado de filhotes
*melhor controle de doenças infecciosas
*desenvolvimento de drogas mais eficazes e menos nocivas
*Maior confinamento dentro de casa, evitando acidentes na rua.
*melhor educação dos proprietários
*nutrição altamente melhorada com novas rações.

O processo de envelhecimento começa assim que o gato nasce e é contínuo, refletindo não somente a sua hereditariedade, mas também, os cuidados que o dono teve para com ele durante os anos.
Alguns gatos não apresentam sintomas de senilidade até atingirem 20 anos ou mais.
Seu gato, independente da idade, pode ter boa saúde, pelagem boa, bons dentes, olhos brilhantes, ser alerta e rápido, ter movimentos suaves do corpo.

Por outro lado, mudanças senis podem ser obsrvadas com 8 a 9 anos de idade. A senilidade é um processo lento e gradual, que não acarreta um grande número de problemas, além talvez, da perda de agilidade.
Diferente do cão, o gato não apresenta normalmente, perda de visão e surdez na velhice.

Entre as idades de 1 a 9 anos, seu gato deve ser examinado anualmente pelo veterinário. A partir dos 10 anos, o exame deve ser feito 2 vezes por ano. Pacientes com doenças já existentes necessitam serem examinados com mais frequencia do que isso.
O gato idoso irá gostar de mais horas de sono, de lugares ensolarados e quentes, tranquilos, aonde possa se deitar e relaxar.
Apesar do gato ser naturalmente independente e auto-suficiente, você irá querer lhe dar mais atenção nos seus últimos anos, para mostrar que ele ainda significa muito para você. Um afago, pode ajudar a manter o orgulho e a segurança do seu gato. Muitos gatos são ciumentos, principalmente os mais velhos, tanto de outros animais quanto de outros membros da família.
Você e o seu gato tiveram muitos bons anos juntos, assim, agora que ele está velho, você irá querer fazer todo o possível para deixá-lo confortável e fazê-lo sentir-se amado e querido.

Nutricão
Uma boa nutrição é muito importante durante a velhice. A ração deverá conter proteínas de alta qualidade, adequado nível de gordura, minerais e vitaminas.
Com a idade, o gato poderá perder um pouco do faro e do paladar e consequentemente, o interesse pelo alimento. Alimente-o em porções menores e mais frequentes, leve o alimento até ele, ao invés de chamá-lo para comer. Mas tome cuidado para não super alimentá-lo, para que não fique obeso.
Verifique sempre se ele toma água, gatos idosos muitas vezes ficam desidratados.

Saúde
O gato idoso perde muito do seu vigor e dorme mais. Ouve e vê menos acuradamente e seu pêlo perde o viço.
*Boca e dentes
A perda dos dentes pode tornar a apreensão de alimentos mais difícil.
Caso haja necessidade, os dentes podem ser extraídos já que infecções dos dentes e gengivas podem gerar infecções por todo o organismo.
Cuidar dos dentes do seu gato durante a juventude, com a retirada de tártaro e escovação semanal, garante boca saudável na velhice.

*Vômitos e emagrecimento progressivo
Consulte seu veterinário se esses sintomas ocorrerem.

*Prisão de ventre
Com menos exercícios, ingestão menor de alimentos e líquidos, complicações com bolas de pêlos, a constipação pode ocorrer.
Seu veterinário poderá prescrever dieta e medicamentos lubrificantes que auxiliam no esvaziamento intestinal. Escovar o seu gato diminui a ingestão de pêlo e a consequente formação de bolas de pêlo no estômago.

*Diarréia: Consulte seu veterinário.

*Tumores
Tumores, alguns malignos, são mais comuns em gatos idosos. Algumas vezes a cirurgia ajuda, mas quanto antes detectado e tratado maiores as chances de cura.

*Doenças de pele
Eczemas, pequenas crostas e feridas infectadas ou secas, são comuns nos gatos idosos. Seu Veterinário irá orientá-lo como proceder.

http://www.becodosgatos.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário